Google

sábado, 17 de maio de 2008

Os seis sabores e suas influências sobre emoções

O amargo em excesso, atacando o fígado, promove ira e reduz a compaixão. Em grande excesso, produz uma alegria patológica anormal o riso estranho e sádico do furioso).
As comidas doces em excesso atacam o coração, produzem alegria e reduzem tristezas ( daí o hábito de comer doces como forma de compensação). Em grande excesso porém, estes alimentos tornam as pessoas muito deprimidas.
Os alimentos ácidos em excessos, por sua vez, atacam os pulmões e produzem uma sensação de tristeza. È por esse motivo que os suspiros de tristeza parecem brotar exatamente na região do peito relacionada aos pulmões; é comum, as pessoas dizerem que estão sentindo uma tristeza no peito. A acidez também inibe a ira e, em grande excesso, gera o medo patológico anormal.
O excesso de comidas salgadas ataca os rins, produz medo, inibe a alegria e, em grande excesso produz ira patológica.
Assim, a medicina chinesa é capaz de combater o medo excessivo por meio de uma dieta carregada em alimentos picantes; tratar uma pessoa de temperamento raivoso ou um caso agudo de ira com uma dieta carregada em alimentos ácidos. Da mesma maneira, a sabedoria oriental podeira tratar uma melancolia profunda ministrando a um paciente depressivo uma dieta de doces.
Em termos práticos, a compreensão deste ciclo pode ser de grande utilidade em nosso dia- a –dia. Se quisermos equilibrar nossos órgãos e e moções, basta evitar os excessos e os hábitos viciosos em nossa alimentação, harmonizando todos os seis sabores em cada refeição.
Dr. Márcio Bontempo

Nenhum comentário: