Google

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Diabetes

O Diabetes Mellitus é considerado uma doença crônica caracterizada por graves complicações decorrentes da hiperglicemia crônica, que pode aparecer em qualquer idade, atingindo a população como um todo.
É uma síndrome decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos. Caracteriza-se pela presença de hiperglicemia crônica com distúrbios do metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, e conseqüências a longo prazo incluindo danos, disfunção e falência de vários órgãos, especialmente rins, olhos, nervos, coração e vasos sanguíneos
O Diabetes está sendo considerado um dos mais importantes problemas mundiais de saúde pública da atualidade, tanto em termos do número de pessoas afetadas, incapacitações, mortalidade prematura, como um alto custo para o seu controle e tratamento.
Estima-se que existam mais de 5 milhões de pessoas com DM no Brasil, das quais metade desconhece o diagnóstico e boa parte não está recebendo apropriadamente o tratamento adequado.
Do total de casos 90% são do Diabetes tipo 2, entre 5 – 10% do tipo 1, e 2% associado a outras condições. O Diabetes gestacional, uma condição transitória durante a gravidez, ocorre em torno de 2 a 5% das gestações .
O diagnóstico no Diabetes Mellitus Gestacional é obtido durante a gestação, podendo ou não persistir após o parto. As modificações hormonais que ocorrem durante a gravidez criam condições favoráveis à diminuição da tolerância à glicose, principalmente no terceiro trimestre de gestação
A obesidade está fortemente relacionada ao aumento da prevalência do Diabetes tipo 2 está relacionada com a gordura predominantemente no abdome e também considerada como a primeira causa de resistência a insulina. Aproximadamente 75% das pessoas com Diabetes tipo 2 são obesas, podendo ser reduzido em 50% com a sua prevenção
O estilo de vida ocidentalizado, dieta rica em lipídeos e carboidratos refinados, além do sedentarismo, tem provocado um aumento na incidência de obesidade na população, assim como os fatores genéticos e demais determinantes da síndrome .
A educação nutricional é um componente essencial para o tratamento e prevenção do Diabetes. Devem ser fornecidas informações personalizadas aos indivíduos diabéticos sobre a seleção dos alimentos e o tamanho das porções.

Nenhum comentário: